Regulamento


UNIÃO DE FREGUESIAS DE CONCEIÇÃO E ESTOI


FESTA DA PINHA 2014



A Organização da Festa da Pinha saúda todos os "almocreves" ou romeiros, que se incorporam no cortejo alegórico, Estoi/Ludo/Estoi, deixando algumas sugestões e indicações, para que sejam por "todos" seguidas, a saber:
  1.  A concentração dos cavaleiros, carros de tracção animal, viaturas (tractores ou pequenos camiões devidamente decorados) será feita no Picadeiro, a partir das 08:00do dia 2 de Maio.
  2. Cada viatura deverá indicar um responsável, que responderá perante a Organização pela conduta de todos os seus componentes, recebendo um número identificado r que colocará em local visível.
  3. A partida será dada pelas 9,30h, logo após a bênção habitual, seguindo as indicações dos elementos da Organização devidamente identificados e dos Seguranças em serviço. Após as forças de segurança,seguirá a viatura sonora (Rádio Simão), a cavalaria, carros de tracção animal e viaturas motorizadas (tractores e camiões), mediante a ordem numérica que lhes foi concedida. 
  4. Será terminantemente proibido, sentar-se alguém sobre a parte dianteira do tractor, na ida e no regresso a Ludo, bem como a utilização de vestuário inadequado à tradição festiva, recordando-se que a veste do "almocreve", é simples, campestre e sóbria, a saber: - chapéu algarvio, camisa branca, colete preto, cinta preta ou vermelha, calça preta ou de ganga, botas campestres e lenço vermelho.
  5. Será totalmente proibido, difundir por aparelhagem sonora outra música que não seja do folclore algarvio, sendo que a Organização, entregará a cada viatura, que disponha de leitor de CD's, um CD com o Hino da Festa da Pinha, símbolo da nossa Festa e aldeia. 
  6. A entrada no recinto do Ludo, será devidamente ordeira e controlada pela Equipa de Segurança, somente permitindo a entrada de "carros de apoio", se devidamente identificados e antecedendo a chegada do cortejo. Um grupo de 4 cavaleiros tem direito a um "carro de apoio". 
  7. A alegria, a diversão, o grito constante de "Viva a Pinha" - "Viva a Festa da Pinha", será aquilo que todos esperam ouvir, na ida e no regresso a Estoi, sendo totalmente proibido, qualquer atitude desordeira, ofensiva da honra e desrespeitosa para o público presente que vá assistir à passagem do cortejo, acatando escrupulosamente as indicações do Responsável pela viatura, das forças de Segurança e G.N.R. de Faro ou Almancil. 
  8. A partida de Ludo, onde se espera um convívio gastronómico constante e plural, está marcada para as 18,00h (sinal de foguete anunciador) e saída real pelas 18,30h, ordeira e, se possível sequencial, até à entrada na E.N. 125, daí saindo, à ordem da Organização e da G.N.R. em direcção ao Esteval, Santa Bárbara de Nexe, (Banda de Música) e Coiro da Burra. Partida do cortejo luminoso, com a Banda à frente e brandindo os archotes luminosos até à Ermida da Senhora do Pé da Cruz, onde será deposto um simbólico ramo de alecrim, seguindo até ao Picadeiro em cortejo. 
  9. Será totalmente proibido partir as palmeiras ou decoração verdejante que ornamente as viaturas de tracção animal, os tractores e outras viaturas motorizadas, junto à Igreja do Pé da Cruz, oferecendo ao muito público presente, a beleza estética e decorativa de todas as viaturas, até final do cortejo (Picadeiro) 
  10. Qualquer dúvida, informação, reclamação ou sugestão, tendente a beneficiar, ajudar e simplificar a tarefa de toda a comitiva, será sempre bem vinda e acolhida com agrado, na expectativa de voltar a ter uma Festa da Pinha tradicional, respeitadora da tradição e memória dos "almocreves", que honre Estoi e suas gentes. 
        Obrigado.
       "Viva a Pinha"
       "Viva a Festa da Pinha"

Sem comentários: