quinta-feira, 3 de maio de 2012

O REGRESSO




Cumpriu-se mais uma vez a tradição e o cortejo entrou na aldeia de Estoi, ladeado por uma multidão que os aplaudia, incitando-os com vivas á Pinha!

Pouco passava das 22.00 horas quando o som estrondoso de um morteiro anunciava o inicio da caminhada desde o Coiro da Burra, até á igreja de Nª. Sª. do Pé da Cruz, onde terminou.

Na frente a "Rádio Simão", incansável, anunciava a aproximação dos "romeiros" que antecedidos pela Banda Filarmónica, eram encabeçados pelos representantes das autoridades municipais, da freguesia, das associações estoienses, logo atrás os cavaleiros, os carros, a Fanfarra dos Bombeiros, os tractores e finalmente as carrinhas.

Enquanto isso o incessante lançamento de foguetes, confirmava inequivocamente que a festa estava na rua.

Uma festa bem popular, com alguns exageros, em principio provocados por excesso de bebida, mas a cumprir inteiramente a sua função, de animar, divertir e sobretudo manter a tradição desta "romaria" secular.

No final, o depositar da "tocha" junto ao "cruzeiro" assinalava o termo da romaria e o recomeçar da contagem decrescente do tempo que falta, para a próxima Pinha.

Sem comentários: