sábado, 19 de maio de 2012

POESIA OBRIGADA A MOTE

Nos "Jogos Florais da Pinha - 2012",  foram estes os trabalhos distinguidos pelo júri, na categoria de "Poesia Obrigada a Mote":

Mote
Professor é ser um pai, é ser irmão
É ser amigo em tudo o que ele faz
É ter o saber ao pé do coração
É ser paciente, é ser bom, é ser capaz
(Prof. Amilcar Quaresma)

  • O PROFESSOR
Professor foi quem me iluminou primeiro;
Quem pôs na minha mente como aprender;
-Eu era barco ele era um bom timoneiro:
Ensinou-me como as tormentas vencer
E a não ter mais medo da escuridão...
Ensinou-me a ler, escrever e contar
E a saber que a amizade é de se guardar
Professor, é ser um pai, é ser irmão.

Quem me repreendeu, quem me regenerou,
Quem me fez, de verdade ver o caminho
Que se deve trilhar, como bem trilhou
O meu caro Professor, que com carinho,
Com a dedicação de que era capaz,
Tornou-se no camarada que eu queria;
Colocar-se ao pé de mim quando o inquiria,
É ser amigo em tudo o que ele faz.

Explicava, esclarecia, perguntava...
Tudo tinha interesse no que dizia.
E quando algum de nós na resposta errava,
Ele disfarçava o erro com simpatia,
Corrigindo o engano com discrição.
Quem ensina com afeição, com amor
Com a simplicidade dum sabedor
É ter o saber ao pé do coração!.

Muitos de nós éramos irreverentes,
Traquinas e muito cábulas também;
Adoecia o professor, e nós contentes:
Não havia aulas era um prazer, um bem;
Dia de brincadeira para um rapaz...
Volta o Professor volta a sabedoria,
E ao tolerar algum mal que se fazia
É ser, paciente, é ser bom, é ser capaz

(Jose Correia Torres)
 
  • BICO D'OBRA
  Ele foi mestre na arte de ensinar
D’ela fez também a sua profissão
Até q’um dia acabou por confessar
Professor é ser um pai, é ser irmão

Na vida ele sempre se preocupou
Trabalhar, ser coerente e eficaz
E ao dedicar-se como se dedicou
É ser amigo em tudo o que ele faz

Gostava de poetas e trovadores
Que amava quase com adoração
Quem dá assim aos outros estes valores
É ter o saber ao pé do coração

Foi jogral, como o melhor dos jograis
No teatro amador, aquele que tudo faz
Por tudo isto, até por muito mais
É ser paciente, é ser bom, é ser capaz

(JJ Rodrigues)

  • PROFESSOR
É distribuir o saber sem se cansar
É causar o respeito, admiração
É ser feliz pelo saber e ensinar
Professor é ser um pai, é ser irmão

É ser forte é ser génio poderoso
Dotado de coragem e ser tenaz
É ter a alma simples generoso
É ser amigo em tudo o que ele faz

É ser irmão, da turma e adorar
É ensinar aos filhos da nação
Ser paciente e saber aconselhar
É ter o saber ao pé do coração

Ser professor é repartir o saber
É ter diálogo saber ser eficaz
É ser pai irmão, fazer compreender
É ser paciente, é ser bom, é ser capaz

(Maria Helena Ramos)

  • VELHO ALUNO
Ser Professor é ser predestinado,
Aquele que nos dá a educação.
É estar, ainda que ausente, a nosso lado,
Professor é ser um pai, é ser irmão.

O que ele nos perdoa, na verdade!...
Até as tropelias de rapaz.
"É meu aluno!" - e di-lo com vaidade...
É ser amigo em tudo o que ele faz!

Meu Professor, há quantos anos já!...
O tempo há de passar, os homens não!
Dessas tuas lições algo ficará:
- É ter o saber ao pé do coração!

Ser Professor ainda o digo agora
Quando essas aulas ficaram para trás,
É estar presente na vida a toda ahora,
É ser paciente, é ser bom, é ser capaz!

(Jose Antonio Palma Rodrigues)

Sem comentários: